Afastar objetos que possam machucar o paciente (mesas, cadeiras, vasos). Não segurar nem amarrar o paciente, pois os movimentos são involuntários, de grande força e, normalmente, cessam espontaneamente. Proteger a cabeça, colocando embaixo desta uma almofada ou travesseiro; manter o paciente, na medida do possível, deitado de lado, para que não tenha tanta difculdade para respirar e para que a saliva escorra lateralmente. Não colocar nada na boca, nem dar nada para ingerir.
Chamar a pessoa, tocando levemente em seus ombros. Se não obtiver resposta, mantê-la deitada de lado, com um apoio embaixo da cabeça. Observar constantemente sua respiração. Se a pessoa recuperou a consciência, mantenha-a deitada e eleve suas pernas, para aumentar o retorno de sangue para a cabeça.
Mantenha a calma e deixe o paciente mais calmo; não ministre medicamentos sem orientação do médico, exceto oxigênio (se houver na residência); afrouxe as vestes e abra um pouco as janelas;não dê nada para o paciente ingerir; mantenha-o semi-deitado (sentado com as costas apoiadas); qualquer alteração no quadro, ligue novamente.
É uma dor repentina muito forte. O paciente deve ser colocado imediatamente em repouso (semi-sentado) e manter a calma. Afrouxar as vestes (camisa, cinto) e não dar nada para o paciente ingerir. Caso o paciente já fizer uso de medicamentos para o coração, informe a Central e converse com o médico para obter autorização para o uso.
Preferencialmente, não mover o paciente até a chegada da equipe. Faça-o, somente, se o paciente estiver em área de risco de vida. Conversar com a pessoa e perguntar o que está sentindo, se estiver inconsciente, observe a respiração e os batimentos cardíacos.
Exercer pressão com um pano limpo e as mãos sobre o local do sangramento, por no mínimo cinco minutos, sem aliviar a pressão. Não retirar o pano, pois isso faz com que o coágulo (casquinha) saia e o sangramento volte. Não aplicar torniquete.
Se a pessoa estiver em chamas, deve-se apagar o fogo. Mande a vítima deitar no chão e rolar, jamais deixe-o correr, pois irá aumentar as chamas. Também pode ser utilizado um cobertor, que deve ser enrolado no sentido do pescoço para baixo, para evitar que a fumaça suba. Após extinção do fogo, resfrie o local com água potável e fria, por cerca de 5 a 10 minutos. Não furar bolhas, não usar unguentos, vaselina, leite ou pasta de dente. Não remover roupas aderidas à pele.
Se o paciente consegue tossir, estimule-o a continuar tossindo. Caso esteja totalmente obstruído, deverão ser realizadas as manobras de compressão abdominal (Manobra de Heimlich), conforme figura.